| BLOG - Ampliamente

Setembro Amarelo, estamos juntos nessa!

Setembro chegou e com ele se inicia a campanha mundial de prevenção do suicídio. Batizado de Setembro Amarelo, a ação tem o objetivo de popularizar a discussão sobre o tema, conscientizar e dar visibilidade à causa. O assunto já foi um tabu muito maior e ainda sofre com grandes dificuldades no reconhecimento de sinais, oferta e na busca por ajuda. Obstáculos causados por preconceito e falta de informação. 

Segundo informações levantadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. Em um ano, a soma do número de vítimas ultrapassa 800 mil pessoas que perdem a vida dessa maneira. Outro dado relevante, também divulgado pela instituição, é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. Diante deste cenário, fica clara a necessidade de dar mais atenção ao tema.

O suicídio pode ser motivado por inúmeros fatores, mas, de acordo com o CVV, as causas mais comuns estão associadas a transtornos psicológicos. A saúde mental é uma pauta que está ganhando espaço no dia a dia das pessoas e das empresas. A pandemia do Covid-19 acelerou a procura por apoio psicológico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, revelou que 67,8% dos entrevistados receberam pacientes novos após o início da quarentena. 

Não é obrigatório ser associado ao CVV ou a outra instituição ligada à causa para se mobilizar. Empresas podem  organizar ações internas, promover palestras ou distribuir materiais informativos disponibilizados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). 

Se você RH, quer oferecer um maior suporte aos seus colaboradores fornecendo a eles um amparo na preservação da saúde mental, pode contar com o apoio da Ampliamente. Elaboramos planos exclusivos para empresas.