| BLOG - Ampliamente

Terapia Online ou Presencial? Qual escolher?

A pandemia do novo Coronavírus fez com que houvesse mudança de hábitos na sociedade e, ao avaliar determinadas situações, é fato que a Covid-19 está afetando o estilo de vida e o bem-estar das pessoas no país, bem como, atingindo diretamente a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.

É fato que, se não existe saúde mental, a saúde de um indivíduo como um todo, não está completa. Tendo em vista esse cenário, contrastamos com a importância de cuidar e procurar ajuda psicológica para tentar entender e cuidar desses problemas.

 Mas como procurar ajuda frente a uma quarentena e isolamento social?

Ainda é preciso se manter o máximo possível em casa, evitando aglomerações. Por isso algumas boas práticas podem te ajudar nesse momento: 

  1. Procure hobbies e atividades que te façam bem;
  2. Fortaleça seus contatos, ainda que à distância;
  3. Tire um tempo para você;
  4. Alimente-se bem;
  5. Use a tecnologia a seu favor

Aqui chegamos ao ponto chave de toda a nossa discussão acerca do tema – é fato que precisamos cuidar da nossa saúde mental, assim como cuidamos de uma dor de cabeça e, mesmo em tempos de pandemia, procurar por ajuda pode ser mais alcançável do que imaginamos. 

Hoje, a tecnologia é nossa grande aliada, uma vez que, plataformas de atendimento online estão cada vez mais inovadoras e trazendo bons profissionais para perto de nós. 

A terapia online tem sido uma alternativa para quem precisava continuar um tratamento a longo prazo e, até mesmo, quem identificou precisar de um profissional, frente aos problemas causados pelo isolamento social.

Muitas são as vantagens do atendimento remoto, entre horários mais flexíveis e até mesmo, o ambiente que se torna bem mais familiar para o paciente.

É importante ressaltar que, os mesmos recursos usados durante o atendimento presencial são levados em consideração na hora de uma consulta online, ou seja, a forma de acolhimento é um fator fundamental.

Com isso, entendemos que escolher entre a consulta online e presencial vai da necessidade de cada paciente, bem como a situação que ele se encontra naquele momento.
Porém, podemos levantar duas justificativas para ilustrar as vantagens das duas modalidades, como:

  • Estar na presença do profissional, vê-lo cara a cara poderá deixá-lo confortável e essa preferência depende de cada pessoa.
  • Há assuntos que muitos ainda têm receio de falar pessoalmente e, apesar de o psicólogo estar presente, mesmo que à distância, o distanciamento facilita a exploração de dilemas íntimos ou muito dolorosos. 

No Brasil, diversas plataformas oferecem esse serviço e permitem que o paciente agende consultas com psicólogos de todo o país. Além de contarem com planos que se ajustam ao orçamento e estilo de vida de cada um.

A AmpliaMente, por sua vez, nasceu com a ideia de oferecer, em um único lugar, um serviço completo para psicólogos e pacientes. Disponibilizando uma solução inovadora para os serviços de psicologia de forma fácil e segura.

A AmpliaMente conecta  psicólogos habilitados, de diversas abordagens terapêuticas e preocupados com sua saúde mental a pacientes.

Saiba mais em nosso site e conheça a nossa plataforma: www.ampliamente.com.br